quinta-feira, abril 02, 2009

PAIXÕES

«p.s. - Todas as pessoas deveriam partilhar não só segredos, mas paixões...
Ass: Sara Correia* (1)»

(1) A Sara é minha aluna este ano. Mas é mais, muito mais do que aluna. É amiga. É afecto. É simplicidade. É partilha. É mestre. É um ser muito bonito que a vida colocou este ano no meu caminho...
_________.0O0.________
*
Este é um post que coloquei esta madrugada no blogue colectivo «QUEM ÉS TU?», que tenho o prazer de partilhar com os meus alunos.
Lembrei-me de alguns bons amigos que passam por aqui e que talvez gostassem de se juntar a nós nesta partilha de PAIXÕES.
*
Ousam?!
Então contem-nos...
Quais são as vossas paixões?
*

Talvez alguns de vocês se lembrem de algo que disse numa das primeiras aulas: «Nós somos a nossa memória... Um ser que perca a memória perde a identidade... as marcas digitais do afecto. Mas... se somos a nossa memória... somos também, e felizmente, as nossas paixões.

Achei o 'Post Scriptum' da Sara espantoso...
Pensei imediatamente em lançar-vos este desafio:


QUEM OUSA PARTILHAR AS SUAS PAIXÕES?

Porque uma paixão é uma energia bonita... e faz-nos bem conhecermo-nos e reconhecermo-nos no(s) sorrisos do(s) outro(s).

Esqueçamos, por breves momentos, as dores! Imaginemos que temos gavetinhas no coração... com cores... onde guardamos as nossas memórias. Na azul, embrulhadas em papel de seda, guardemos as dores que se querem transformar em água e sal. Não as ignoramos (isso seria colocá-las a germinar...), apenas as guardamos. Mais tarde, quando quisermos e/ou pudermos... abrimos a gaveta azul. E a verde... onde guardamos sonhos. E a vermelha, onde depositámos mágoas que não sabemos (ainda) como resolver. E a branca... onde moram os abraços de vento suave de quem passou pela nossa vida e... partiu.

Tantas cores... todas importantes, todas partes de nós.

Agora... vamos abrir a gavetinha amarela... solar... plena de luz, onde guardamos as paixões, os laços que nos enfeitam o mais belo presente que temos:
A VIDA!
*

Hoje vi um filme ('Feliz Acaso') de que gostei e onde a certa altura um amigo diz para o outro: «na antiga Grécia, como epitáfio, não se teciam elogios. Colocava-se apenas a pergunta: 'Que paixão teve este Homem?'...» E era pela paixão que cultivou em vida que alguém era recordado. Bonito, não acham?


Vamos falar no presente?
Que paixão/paixões temos?
Eu começo por algo simples. Podia falar do mar, da música, de dançar descalça, de rir, da cor azul, de cerejas, de poesia, de gatos, da lua, do silêncio, de abraços... mas revelo já uma paixão:

ROSAS E TULIPAS AMARELAS... :)






CC... Ni*

5 comentários:

Anónimo disse...

Que desafio irresistível !
Não sei como, mas vou tentar.
Não sei como, porque a minha paixão é a vida. Quase tudo o que a vida nos pode dar,bastando que seja o melhor que alguma vez ví ou sentí.
Vou fazer mais um esforço, o resultado não será definitivo.
Pessoas ou coisas ?
Pessoas: sensíveis e bonitas.
Coisas: o vinho (bebido com muita moderação), chocolate(com alguma imoderação).
Prometo continuar a tentar com toda a abertura.
As regras são tuas e eu acaterei.
Um beijo
João Miguel

Anónimo disse...

"Nós somos a nossa memória" :D é uma frase que ficará gravada na memória, assim como tantas outras…

Obrigada ela partiha...

Este texto surgiu por culpa de outra expressão…. "Eu?! Eu sou pura..!" :D Saudades!



Neste momento, a minha maior paixão é a vida… e tudo o que ela nos dá…


***

As pessoas que passam pela nossa vida, deixam marcas que nunca esquecemos. E todos os momentos que tivemos juntos ficam marcados na nossa memória.

As águas correm com um sentido, um propósito único... nós também. Mas vivermos o hoje e nunca esquecemos o ontem. É por isso que mesmo distantes ou ausentes... estaremos sempre perto, porque as almas (re) conhecem-se e nós tornamo-nos a cruzar nesta sombra que é a vida.

É por isso que uma música, um cheiro, um poema... nos fazem lembrar, quem somos, e quem nos fez chegar até aqui.

E todos os momentos de partilha ficaram guardados nos nossos corações e almas. As lições que aprendemos, os momentos em que chorámos… de tristeza, dor ou emoção,… ou de tanto rir…  Ficaram guardados as expressões, os olhares, o sorriso… a força… o viver a vida.

Aprendemos que se quisermos crescer, basta acreditar. Aprendemos a acreditar em nós e nos outros, e naquilo que nos dão.

Temos defeitos, cometemos erros, fazemos escolhas erradas... mas a amizade e o amor nos une.

É nisso que acreditamos. Acreditamos em nós, e em si, e nos damos sem hesitação.

E por isso, juntos, dizemos que sentimos muito a sua falta… E que o nosso amor será sempre igual…

… sempre forte…

… invencível.


" E… se algum dia alguém me perguntar: De quem tem mais saudades? (…) Eu irei responder: Conceição Castro.”


Abraço


Para sempre
Luís Lanção e Catarina Alves, a 24 de Março de 2009


Só para que saiba que amamo-la muito!

Anónimo disse...

Querida Ni
A minha maior paixão é o amor que sinto pelo homem que amo, com quem vou casar e com qem quero ser feliz para o resto da vida. é o meu sonho. O maior de todos. Tudo o mais, é relativo. É importante, mas relativo. Amo-o muito.
Um beijinho
Teresa

Henrique Dória disse...

Vou citar-te Eugénio de Andrade sobre a minha paixão:
"Ele amava o amor,essa lepra"

C.M. disse...

Já adicionei aos meus favoritos...