quinta-feira, dezembro 06, 2007

AFECTO, AÇÚCAR, LIMÃO E CANELA...

Acabado de sair do forno... espalhando pela casa um aroma quente a limão, canela e afecto!
Venham os amigos!
~*~
(Clicar nas fotos para ampliar)









A PEDIDO DA CINDY:

Receita do 'BOLO DOS QUADRADINHOS' (muito antiga)...

A medida para açúcar e farinha é uma 'caneca', das que usamos para beber leite na infância... (eu ainda uso!)... sorriso... foi assim que aprendi..

Ingredientes:

6 ovos
1 pacote de manteiga (250 gramas) Primor, Ucal... de uma marca a gosto... com sal! (todos os bolos que levam uma pitada de sal... têm melhor sabor!)
1 caneca e meia de açúcar
1 caneca (bem cheia) de farinha tipo Branca de Neve com fermento
raspa do vidrado da casca de um limão grande
1 pacote de natas (na receita original era um copo de leite... mas eu adaptei)

Misturam-se as gemas com o açúcar até ficar uma massa amarelinha. - e boa... logo aqui começo a comer ;) - junta-se a raspa de limão e a manteiga amolecida, mas não totalmente derretida. Bate-se bem a massa, até incorporar a manteiga. Juntam-se as natas (ou o leite... como preferirem). Mexe-se bem. Junta-se a farinha. A seguir as claras em castelo... e envolvem-se na massa, sem bater.


(E NÃO prove esta massa de bolo antes de ir ao forno... o sabor é delicioso e viciante... corre o risco da tentação... e depois o bolo fica pequenino... hehehe... fala a experiência!)


Deita-se a mistura num tabuleiro quadrado, (untado com manteiga e polvilhado com farinha) e vai ao forno previamente aquecido (eu ligo o forno a 180º assim que começo a fazer o bolo). Ao colocar a massa no forno... baixar para 150º. E... esperar 30 minutos.

Quando estiver cozido... polvilha-se com açúcar e canela... e corta-se aos quadradinhos.

Espero que seja do agrado de todos... cá em casa é! Até a gatita gosta! :)

10 comentários:

C.M. disse...

Inacreditável... Olhe, Ni, o sabor não sei se será o mesmo, mas o formato e a cobertura de açucar é igual aos bolos que a minha mãe fazia quando eu era pequenino (no tempo em que as mães tinham tempo para os fazer...bem, parece que há aqui no Bairro quem ainda disponha de paciência para tal...ahahah) sempre tive uma grande ternura (se é possível termos ternura por ...) por este bolo que hoje em dia não vejo em lado nenhum... ela chamava-o de "bolo dos quadrados". Estou em crer que ele tinha um certo recheio, não sei... enfim, o que me fêz hoje lembrar ao serão!...

Sabia bem agora trincar um desses, com um chazinho...ahaha...bm, vou olhar mais para a foto...ampliada claro.

Há coisas fantásticas...

Uma muito boa noite, Ni.

Ni disse...

CABRAL-MENDES:

Sorriso enorme.

Fiquei tão feliz com o que me contou!

Este bolo... aprendi a fazê-lo com a minha mãe! Ela chama-lhe 'bolo dos quadradinhos' e é uma receita antiga... antiga. Exactamente, como disse... do tempo em que as mães faziam bolos... com ovos, açúcar, farinha e leite...

Bom, eu ainda os faço para os meus filhos... :)
Gosto de cozinhar e há sabores que eles merecem conhecer... preservar. E eu mimo-os como posso e sei! Este fds deliciaram-se com leite creme com açúcar queimado no momento...

Masw, caro vizinho, tenho o maior prazer em o convidar a si e à sua esposa para num fds fazermos aqui em casa um encontro gastronómico... com receitas da mãe e da avó. Vamos combinar?

Beijinho, caro amigo.

Catarina Alves disse...

Hummm a isto chama-se um blog com sabor...

Com tanto bolinho...os testes de certo ficaram outra vez para trás! hihihi Na-faz-mal!!!

A nossa conversa abriu a vontadinha de fazer bolinho?!

...
Os bolinhos, os docinhos podem ser muito bons...! Mas o certo é que eu ainda não comi nada!!! aiiii

E o que me foi prometido!?? Ai ai Quaquer dia vou mesmo ai!

Nininha...sim cresci tanto... mas continuo a dizer: Então e o arroz doce?!?

Abraço, e desta vez é que é...até manhã!

Cleopatra disse...

OHHHHHHHH
Não é justo!!!!!!
Está a crescer água entre a minha lingua e as minhas glândulas salivares...

Ohhhh que tortura...Não é justo...
Eu comia agora uns seis quadradinhos destes... com chá... a esta hora mesmo...
Oh que injustiça. Que maldade. Que... coisa!!!

Não é justo.
Dá para interpor recurso?!

C.M. disse...

Eu até estou zonzo...então a receita é de sua mãe... e o nome "quadradinhos"... é fantástico...

Ai o seu convite deixa-me... deixa-me... deixa-me...nem sei...

Maria disse...

Lá longe ouvi o Chico cantar "com açúcar com afecto"...
... e este bolo (pelo aspecto que tem) é o bolo que a minha avó paterna me ensinou a fazer, e que é o bolo de água... e que é tão bom...
Este Dezembro é também o mês dos cheiros e dos sabores...

Sorriso enorme para ti, Ni

Cleopatra disse...

NI
Ou tu me ofereces uns quadradinhos ou amanhã faço uns e mando-te a receita, a foto, o cheiro e a vontade de os comer.
BJ
E sorrisos!
É uma ameaça! É crime???
Risinhos

vou dormir
Fiquei outra vez com água na boca, sob a lingua e as glandulas salivares.

Pecadormeconfesso disse...

Humm. Cheira a doces por aqui. É Natal.

Cleopatra disse...

Ai Ni.
Tu e a pessoa certa e a +pessoa errada la´no Murcon! Deste-me cabo da cabeça. Risinhos! ;)

sara disse...

Mais uma foto que o dito sr se apoderou:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200456036230037&set=a.2879211585979.2163515.1430714127&type=3&theater